quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Macete - Modulação de Alvenaria Estrutural


Boas!

Caros visitantes, a dica a seguir pode parecer um pouco óbvia para alguns mas acredito que também poderá ajudar a muitos na hora de fazer a modulação horizontal de paredes de alvenaria estrutural.

Como sabemos, ao utilizar blocos da família 14 devemos utilizar medidas internas nos cômodos com valores múltiplos de 15 cm. Adotando esta prática, será mais fácil executar uma modulação racional da alvenaria sem a necessidade de ficar alterando espessura de argamassa ou realizando enchimentos.


A idéia é simples:

No AutoCad criaremos um "grid" com distancia entre as linhas e colunas de 15x15 cm, e trabalharemos em cima dele mantendo o layer do grid bloqueado. Podemos utilizar este "grid" para ajustar uma planta já existente ou para criar uma nova planta sobre ele. Vale lembrar que esta é uma das maneiras possíveis de se fazer isso, há pessoas por preferem, por exemplo, utilizar o próprio Grid Display do AutoCad.

Neste tutorial vou me basear na hipótese de que a planta já existe e que pretendemos adequá-la para modulação.

Criando o "grid":

1. Crie um novo layer com o nome que preferir, no caso escolhi chamá-lo de "Modulação 15x15", é preferível que a cor deste layer não se destaque muito, portanto se estiver utilizando no fundo do AutoCad cores escuras (preto por exemplo, que é o meu caso) dê preferencia para utilizar os tons de cinza escuro, pois assim quando for trabalhar sobre o "grid" ele não irá atrapalhar a visualização do desenho.

2. Utilizando o layer que acabamos de criar vamos começar a desenhar nosso grid.
No caso do projeto que estou utilizando, a planta tem dimensões máximas de 15,10 x 19,65m, portanto não é necessário criar um grid muito maior que isso. Vou criar então um grid de 16,05 x 20,10 m. São medidas múltiplas de 15 e um pouco maior que a planta para que exista uma folga.


"Dica: O grid pode ser criado rapidamente utilizando o comando Array, uma opção é criar um quadradinho 15x15 utilizando o comando Rectangle, e depois aplicar o comando Array. No meu caso, como eu desejava um grid de 16,05x20,10 eu aplique um Array com 107 (16,05/0,15) colunas e 134 (20,10/0,15) linhas"

3. Com o grid desenhado basta criar um bloco com ele para facilitar o trabalho quando o grid estiver sobreposto à planta. No exemplo denominei o bloco como "Grid_15x15"

4. Com o grid pronto, você poderá fazer a sobreposição dele em sua planta para em seguida realizar os ajuste necessário. O resultado deverá ser semelhante a imagem abaixo. Lembrando que para não haver problemas com a mudança da posição do grid, devemos bloquear o layer dele depois que estiver posicionado da maneira desejada.
"Dica: A partir desta etapa, os ajustes podem ser feitos facilmente utilizando a ferramenta Stretch"

Meus caros, vou para este post por aqui para não ficar muito extenso e em breve vou tentar postar um vídeo no YouTube demonstrando melhor o que foi explicado aqui.

Muito Obrigado!


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns! foi muito útil!

Pesquisa personalizada